VOCÊ SABE SEGURAR UM LÁPIS ADEQUADAMENTE?

As crianças da Educação Infantil vivenciam muitas descobertas. E nós, os adultos somos os seus modelos próximos e efetivos, o que nos leva a prestar atenção aos detalhes. Por isso a pergunta: Você sabe segurar um lápis adequadamente?
Parece uma pergunta sem muita relevância, mas é preciso muita tenacidade para direcionar essa prática da maneira correta.
Os pequenos têm acesso aos riscantes desde cedo. Seja um giz de cera, um canetão, um lápis colorido, um lápis grafite ou até uma caneta esferográfica, o fato é que toda vez que seu filho segurar um riscante você deve orientá-lo a fazê-lo da maneira adequada, falar e mostrar calmamente quantas vezes forem necessários. Saiba que os pequenos levam muito tempo para aprender esse movimento, sendo assim, peço a vocês paciência e persistência.
Professora Kátia Pelinson como se deve segurar o lápis adequadamente?
Primeiro devemos sentar em uma cadeira com encosto reto e apoiar os pés no chão, dessa forma garantimos que sua postura esteja apropriada para escrever e você adquire bons hábitos para se sentar, evitando problemas na coluna futuramente.
Essa primeira orientação é muito importante. Depois pratique a técnica do tripé ou preensão tripóide, ou seja, segure o lápis com o polegar, o indicador e o dedo médio. Os três dedos criam um triângulo que dá suporte ao lápis.
Peça para a criança colocar o lápis entre o polegar e o indicador, para tornar lúdico chame essa etapa de “bico de pato” depois sustente no dedo médio e mantenha o lápis a um ângulo de 45°. Essa posição ajuda a fazer os movimentos das letras, dos números e dos riscos para os desenhos de forma precisa e cuidadosa.
Segure o lápis com suavidade. Para obter o controle, o seu dedo indicador deve ser posicionado em cima do lápis atuando junto com o polegar e bem próximo da ponta. O lápis pousa no dedo médio e ajuda a enquadrar o ângulo, deixando-o mais inclinado, facilitando o seu deslize na folha. Fique atento você deve escrever com a ponta do lápis e não com a lateral dele.
Os dedos anelar e mindinho se acomodam sobre a folha, sustentando o resto da mão e proporcionando mobilidade.
Para ajudar o seu filho a conquistar essa técnica com destreza invista em brincadeiras que aprimorem as habilidades da praxia fina. Como: massinha, lego, monta-monta, preensão com pregadores de roupa, acerte o alvo (você pode usar um spray com água para atingir um alvo), mude um objeto de lugar levando-o com a pinça o pegador de macarrão, a criança pode abrir potes, embalagens (iogurtes, biscoitos, leite fermentado) etc. Essas propostas estimulam e fortalecem a musculatura dos dedos e viabilizam o uso adequado do lápis.
Agora que você conhece a forma apropriada de segurar o lápis, ajude o seu tesouro a conquistar mais essa aprendizagem.
Evite dizer que seu filho segura o lápis como você, por isso não consegue praticar da forma satisfatória. É nessa fase da educação infantil que ele aprenderá e você terá a oportunidade de corrigir a sua postura.
Até a próxima!

Deixe uma resposta