No ambiente escolar estimulamos as crianças a desenvolverem as suas habilidades de diversas maneiras. Dia-a-dia elas vão descobrindo suas capacidades e expressam a sua satisfação em fazer tudo sozinha.
Pegar, levantar, buscar, falar, perguntar, empurrar, rolar, alinhavar, organizar, classificar, chutar, agachar, argumentar e puxar são algumas ações que aprimoram o seu progresso.
Essas motivações também podem ser dadas em casa, além de brincar, as crianças já podem fazer sozinhas:
Aos dois anos – ajudar o adulto enquanto se veste, estendendo pernas e braços e empurrando os braços para dentro da manga e as pernas para dentro das calças. Comer sozinha utilizando a colher, tirar os sapatos com os laços desatados, guardar os brinquedos em caixas (ainda não consegue classificar).
Aos três anos – tirar o casado quando está desabotoado (mas já pode fazer tentativas para desabotoar), enxugar a própria mão, tirar a própria calça (se tiver zíper ou botões, precisará de ajuda), escovar os dentes com ajuda, tirar camiseta com ajuda. A partir dessa idade é importante que um adulto organize os brinquedos com a criança buscando guardá-los de modo classificado, mesmo que a criança ainda não faça sozinha.
Aos quatro anos – abrir botões (de pressão e os de gancho, depois os que têm casa), colocar camiseta sem ajuda, vestir e despir-se com pouco auxílio (exceto fechos), iniciar fechar e enganchar fecho de roupa, colchete de pressão e gancho, colocar casaco no gancho (estando a sua altura), calçar meias e sapatos, levar os copos e pratos a pia (desde que não sejam de vidro ou cerâmica), ajudar a montar a sua própria lancheira, responsabilizar-se em levar sua mochila ou casaco (com supervisão), guardar os brinquedos cada qual no seu lugar (classificando), comer de garfo e faca, limpar superfícies que sujou com supervisão.
Aos cinco e seis anos – desabotoar a própria roupa, tomar banho sozinho (com exceção das costas e orelhas), desafivelar e afivelar cintos em vestidos, calças e sapatos, dar nó e laços, vestir-se por completo (incluindo todos os fechos da parta da frente da roupa), pentear e escovar seu próprio cabelo, vestir ou despir agasalho conforme a temperatura, montar a sua própria lancheira, organizar seus brinquedos seguindo a classificação feita pelo adulto, limpar superfícies que sujou sem supervisão (à medida que cresce, por iniciativa própria), preparar-se para assumir a responsabilidade por esquecer a sua mochila ou lancheira, procurar coisas perdidas, limpar-se sozinho, levar copos e pratos de vidro ou cerâmica a pia (sob supervisão), escovar os dentes sem ajuda de um adulto (o adulto deve acompanhar a escovação noturna e quem deve passar a conferir a escovação é o dentista que lhe dirá se está sendo bem feita ou não). Vale enfatizar que as orientações devem ser feitas pelo adulto com paciência, generosidade e com riqueza de detalhes para que o pequeno possa se apropriar das ações e fazer com total domínio.