Adaptação escolar é um processo de crescimento individual e social. No seu decurso há expectativas e frustrações que permitem a criança a conhecer a si própria e o outro, a lidar com novos ambientes e a interagir com os colegas de classe.
A criança vivencia duas situações nesse período: a separação voluntária da família e a construção de novos vínculos fora da esfera familiar. Esta última contribui na criação de novos laços de amizades e no conhecimento das habilidades afetivas.
Nos primeiros dias as crianças e as famílias expressam sentimentos de alegria e medo do desconhecido. Mas a equipe docente está preparada para acolher os choros e medos das crianças e as angústias e ansiedades dos pais.
Para tornar essa passagem confortável para os envolvidos é necessário considerar:
- Para se apropriar da vida escolar e tornar rotina evite faltas no período de adaptação.
- Coloquem em prática as orientações dadas pela professora na reunião. Lembrem-se a professora é a especialista em educação. Confiem e revelem preferências e medos que as crianças tenham para facilitar nesse processo.
- Na primeira semana o tempo de permanência é gradativo para favorecer a segurança da criança. Cada dia ela vivencia um pouco da rotina para se adaptar.
- Mostre o material escolar para a criança e peça a sua ajuda para levar para a escola.
- Convide a criança para arrumar a mochila e a organizar a lancheira.
- Escolha uma pessoa da família para fazer a adaptação. Dessa forma não haverá sofrimentos prolongados na separação. Essa pessoa precisa ter vínculos afetivos com a criança e disponibilidade de tempo para ajudar nessa adaptação.
- Vale salientar que há retrocessos nos finais de semana e feriados, cada criança tem o seu tempo.
- Ao se despedir da criança demonstre segurança e mostre que confia nela.
- Evite choros e comentários negativos a respeito da equipe na frente da criança. Essa atitude desperta insegurança.
- Em caso de dúvidas, procure orientação da equipe pedagógica. Ela saberá dizer como está o seu filho no ambiente escolar.
- Divida os seus sentimentos com outras famílias, mas não esqueça que cada criança tem a sua maneira de lidar com novas situações e a escola poderá esclarecer com propriedade a trajetória do seu tesouro.
A cada momento vivido a criança descobre momentos atraentes nas aulas, sente-se segura e faz da escola o seu segundo lar.