No universo da educação infantil há um momento muito apreciado pelas crianças conhecido por Cantos.
Cantos são diferentes propostas didáticas organizadas em cantinhos na sala de aula. A participação nesse cantinho favorece a estruturação da personalidade da criança, desenvolve a criatividade, promove a interação com o mundo em que ela vive, oportuniza o contato e a ampliação dos laços de amizade, fomenta a apropriação das diferenças sociais e culturais entre elas e torna o ambiente atrativo para aprender.
O objetivo dos cantos também é oportunizar a independência da criança nas suas escolhas, na interação com o outro e com os objetos, incentivar brincadeiras reproduzindo ou criando experiências que tragam equilíbrio, refinamento das emoções, tranquilidade e o aperfeiçoamento da linguagem. Neles podemos encontrar itens de cabeleireiro, pistas de carros, objetos de cozinha, instrumentos musicais, gibis, livros diversos, monta-monta, brinquedos não estruturados como: potes, tampas de amaciantes, latas de ervilhas, caixas de diferentes tamanhos, rolhas de cortiça, etc. Esses são frequentemente trocados e observados pelo professor.
É importante que a criança perceba que esse espaço é organizado e reflete no seu meio cultural e social, ou seja, é um contato contextualizado e significativo.
Cada escola possui a sua rotina para os cantos. Eles podem aparecer na chegada das crianças à escola, no decorrer do período escolar ou no final da aula. E são colocados na sala de aula, no bosque, no parque, na brinquedoteca, no pátio, no ateliê, etc.
Vale ressaltar que, essa prática diária faz a criança se perceber no convívio coletivo, conscientizando-se da sua função social no grupo e consigo mesma, construindo a sua heteronomia.
Essa é uma ocasião exclusiva da educação infantil e imprescindível para o processo de aprendizagem dos nossos pequenos.
Os pais também podem preparar cantos que encantam na rotina diária da casa. E com isso acompanhar a evolução do seu filho frente às situações vividas no dia-a-dia. É uma ótima circunstância para imprimir os valores apreciados pela família.
Ótima dica , vc sempre dá ótimas dicas . O
Obrigada, Renata!
Sou a Bianca De Oliveira, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.
Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.
Sou a Amanda Ribeiro, e quero parabenizar você pelo seu
artigo escrito, muito bom vou acompanhar o seus artigos.
Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.