Pratique o respeito convivendo e aceitando a diversidade

Que mundo você deseja para o seu filho? Você vive dentro de uma caixa? Faz parte de uma manada? Se preocupa em promover diálogos com o seu pequeno que o ajude a refletir sobre o seu meio? E a entender que há outras formas e escolhas para levar a vida? Você pratica o respeito convivendo e aceitando a diversidade?

A criança pequena é muito observadora e se espelha naqueles que ama. Sendo assim, pais são modelos e referências e devem analisar e aprimorar suas ações, crenças, atitudes e rever os seus preconceitos.

Seu filho merece um mundo de virtudes como empatia, amorosidade e generosidade. Dessa forma terá muitas oportunidades e fará descobertas que darão sentindo e felicidade transformando-se em um cidadão consciente.

Certamente valorizará a diversidade, a equidade e a igualdade. Será um ser humano sábio.

E a primeira prática de respeito é a tolerância. Seja paciente no trato com o outro, saiba ouvir, aceite opiniões divergentes. Isso não quer dizer que deve concordar, mas que há diferentes óticas de se observar um mesmo fato.

Permita que seu filho tenha experiências distintas. Leve-o para o cinema, teatro, parques, restaurantes, cafeterias, supermercados, padarias. Leve-o para andar de metrô, ônibus, trem. Converse e estimule a interação com outras pessoas e permita que ele levante hipóteses, questione atitudes ou crenças que não sejam adequadas. Esse diálogo trará a conscientização.

As brincadeiras coletivas estimulam a integração entre as crianças e a compreensão que ser ou pensar diferente faz parte da vida e está tudo bem. Minimizando situações de baixa autoestima por não se parecer com alguém.

Ler histórias, assistir filmes que revelam costumes de vida também ensinam as crianças a despertarem suas curiosidades e a se colocarem no lugar alheio.

Mas tudo isso só é possível com a disponibilidade do adulto em mostrar, conduzir o caminho para o respeito, aceitação pautado num diálogo aberto e sincero.

Deixe uma resposta