MANUTENÇÃO DE ESTUDOS EM CASA

Com a oportunidade de acompanhar diretamente os estudos dos filhos nesse período de quarentena, algumas famílias perceberam que as crianças apresentaram impasses para lidar com certos conteúdos.

Ao dividir tal angústia com professores e outros pais, a família tomou ciência da necessidade de realizar uma manutenção de estudos em casa. E isso serve para a vida escolar do aluno. Esse costume o tornará protagonista de sua própria prática de aprendizagem e ampliará as suas habilidades para aquisições de conhecimentos cognitivos.

Isso vale uma reflexão!

Pensem nas questões: Quando seu filho faz a lição de casa muito rápido, ele realmente se dedicou? Teve atenção plena na atividade? Ou fez no automático? Faz leituras com regularidade? Mesmo que não sejam títulos indicados pela escola? Esse hábito proporciona o desenvolvimento da interpretação e da oralidade e ajuda a compreender qualquer temática que se faz necessária no currículo escolar.

Continuando… Quando você o acompanha nas lições de casa, permite que a criança dialogue com suas tarefas ou você dá as respostas para acabar logo? Se facilitar torna-se uma muleta e não encoraja o seu filho a buscar os próprios desafios. Essa postura invalida a possibilidade de seu filho resolver problemas ou conflitos sociais, emocionais e individuais, pois está acostumado a transferir as suas responsabilidades para outros. Como você enxerga seu filho na fase adulta? Ou ingressando numa universidade?

            Pois bem, chegou à hora de traçar um roteiro de estudos diários em casa. Converse com o seu filho e esclareça a importância deste hábito na vida. Ele entenderá que além da TV, jogo eletrônico e celular terá um reforço nos estudos, além da lição de casa na rotina domiciliar. Depois de vinte um dias consecutivos praticando não enxergará como um problema ou chateação.

            Faça um quadro da rotina semanal listando todas as atividades do dia-a-dia, como escola, esportes, lazer, cursos extras curriculares, etc. Depois disso é possível saber o tempo disponível para se concentrar apenas em estudar. Faça um cronograma de estudos que você seja capaz de cumprir e respeite os seus limites físicos e psicológicos. Considere um tempo de quarenta e cinco minutos à uma hora e meia de estudos diários, conforme agenda.

            Priorize os componentes curriculares que você leva mais tempo para aprender. Prepare-se para a aula na escola. Escreva dúvidas, curiosidades e apresente para a professora. Peça dicas de livros, tutoriais, vídeo-aulas e outros que possam ajudá-lo a compreender melhor o conteúdo quando estiver em casa. Tenha um caderno separado para o seu reforço e aos sábados escolha dois ou três componentes curriculares para revisar.

            Quando fizer um exame/ prova refaça-o em casa para fortalecer os pontos que você não foi muito bem.

             Depois da manutenção de estudos em casa, procure descansar, durma, coma uma fruta ou vá brincar para relaxar.   

          Incentive e oriente o seu filho a organizar essa manutenção de estudos em casa desde as séries iniciais do Ensino Fundamental I, quanto mais cedo, mais fácil.

Deixe uma resposta