A pandemia afetou todos os setores do mundo, inclusive a educação.
Com as aulas suspensas, as tecnologias e a educação à distância (EAD) tornaram-se meios essenciais para mediar o ensino-aprendizagem, permitindo que professor e aluno estejam em ambientes físicos diferentes, minimizando possíveis prejuízos as aprendizagens dos discentes.
Infelizmente essa distância não favorece o refinamento das habilidades emocionais e o fortalecimento das relações sociais fora do ambiente familiar, mas vamos considerar que estamos em quarentena. Logo tudo isso passará e retomaremos a nossa rotina diária.
Pensando no acesso às novas tecnologias, o texto de hoje orienta pais e professores a lidarem com a rotina de estudos da educação infantil em EAD, ou seja, adaptando os estudos em tempos de Covid-19.
Primeiro vamos conhecer a estrutura. Para a educação infantil a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece cinco campos de experiências fundamentais para o desenvolvimento das aprendizagens da criança. São elas:
Escuta, fala, pensamento e imaginação, dez aulas semanais – diz respeito às experiências com a linguagem (conversas, brincadeiras de roda, cantigas, jogos), leitura de histórias para formação do leitor, linguagem escrita e suas reflexões.
Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações, cinco aulas semanais, foca nas experiências que favorecem a construção de noções espaciais relativas a uma situação estática, dinâmica, na organização do esquema corporal, percepção espacial, temporal, cronológica, medidas, números, situações problemas, e outros.
Traços, sons, cores e formas, quatro aulas semanais, evidencia as experiências das crianças com as diferentes manifestações artísticas, culturais e cientificas, incluindo o contato com a linguagem musical e visual, na apreciação e no seu fazer estético e crítico.
Corpo, gestos e movimentos, três aulas semanais, dá ênfase nas experiências das crianças em situações de brincadeiras, nas quais exploram o espaço com o corpo e as diversas formas de movimentos, bem como as brincadeiras de faz de conta e a vivência com diferentes linguagens como a dança e a música.
O eu, o outro e o nós, três aulas semanais, destaca experiências relacionadas à construção da identidade e da subjetividade, assim como o desenvolvimento do sentimento de pertencimento a determinado grupo, o respeito e o valor atribuído às diferentes tradições culturais.
Campos apresentados, agora procurem acessar a plataforma adotada pela escola do seu filho, e se apropriem da ferramenta. Dúvidas entrem em contato com os canais de comunicação e então iniciem as propostas deixadas pelos professores.
Organizem uma rotina e distribuam as aulas no decorrer da semana. Leiam as propostas e separem o material necessário com antecedência. Permita que seu filho participe das atividades e incentive-o a expor as suas ideias espontaneamente, deixe-o registrar suas atividades do seu melhor jeito e não o apresse.
Reserve um tempo para se dedicar ao estudo do pequeno. Na escola levamos em média quarenta minutos para cada aula, em casa com uma ou duas crianças você poderá programar quinze minutos para cada aula, dependendo da temática e da dinâmica.
As parceiras entre equipe pedagógica e família estreitam ainda mais nesse momento, procurem planejar dia-a-dia, mantenham a disciplina para não acumular as tarefas e dividir o seu tempo entre o seu trabalho e o seu filho. Lembrem-se que os estudos da E.I. em EAD são provisórios.
Converse e explique para a criança como serão os seus dias e faça um quadro da rotina, ela se sentirá segura em saber o que vai acontecer diariamente.
Que texto limpo e necessário! Obrigada. Saudades!
Sandra Matri
Obrigada, Sandra! Fique à vontade para fazer sugestões.
Sou a Beatriz Azevedo, e quero parabenizar você pelo seu
artigo escrito, muito bom vou acompanhar o seus artigos.
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