Férias é um momento muito comemorado pelas crianças, mas depois de alguns dias elas começam a perguntar quando voltarão para a escola. Como dito no post “A aula passará rápido, não é mesmo professora”, as crianças apreciam a rotina e sentem segurança quando sabem como será o seu dia. Dito isto, vamos aprimorar o tempo livre e cuidar para que as crianças não passem a maior parte das férias assistindo TV ou jogando vídeo games, caso não haja viagem.
A primeira dica é manter os horários das refeições, aproveite para estimular a degustação de alimentos saudáveis, sentir à textura e o sabor de novos alimentos, incentive-o a mastigar devagar, a expressar as sensações que a comida proporciona, tendo em vista que as férias propiciam esse tempo para explorar.
Convide seu filho para preparar um prato fácil, essa proposta promove a concentração e desperta a curiosidade para conhecer o alimento e suas propriedades.
Mantenha também o horário para dormir. Evite que seu filho durma muito tarde, ele precisa tomar o sol da manhã, brincar sem se sentir cansado porque está com o sono irregular. Com essa rotina é possível minimizar birras e conflitos da criança com os pais, irmãos e amigos.
No horário que pertence à escola tente organizar uma agenda, por exemplo: quarenta minutos de parque (oriente-o a explorar o escorregador, tanque de areia, motoca, brincar de pega-pega, etc.), conte uma história, faça um piquenique, um desenho, uma pintura, uma colagem. Recorte de papel com tesoura, rasgadura, amassadura. Escolham um programa de TV para assistir (que tenha no máximo quarenta minutos de duração), convide um amigo para brincar em casa. Leve-o ao supermercado ou á feira para ajudar nas compras.
Dê tarefas de casa como: dobrar o pijama, guardar objetos, colocar os pratos na mesa para fazer a refeição e outros.
Leve-o ao cinema, ao teatro, em parques grandes para que possa correr e rolar na grama, pedalar na bicicleta, correr de patins e se jogar.
Aproveitem os dias para aprender e se divertir!