O brincar é o grande diferencial da Educação Infantil. É brincando que os pequenos ampliam e fortalecem as suas relações sociais, experimentam o mundo, conhecem, identificam e refinam as suas emoções.
Com objetos estruturados ou não estruturados as crianças se permitem explorar, imaginar, compartilhar com o outro as suas sensações, os seus sentimentos e a forma como percebem o mundo. Elas aprendem a lidar com as situações do dia-a-dia, recriando, elaborando divergências, imitando posturas e fortalecendo os valores sociais e morais. Além de aperfeiçoar as suas aptidões motoras.
As brincadeiras livres ou dirigidas permitem que as crianças exercitem sua liberdade de escolha, sua liderança, sua cooperação e contribui para a observação de si própria e do outro, tornando-a critica para expressar suas ideias e opiniões.
É um momento de muito diálogo, gestos e gritos espontâneos. Indicadores essenciais para a mediação do professor e das famílias entre as crianças e a sua interação na brincadeira, para tomada de decisões, construção de regras, de se colocar no lugar do outro desenvolvendo sentimentos de justiça, respeito, cuidado e autorregulação.
A intervenção deve favorecer o entendimento de conceitos, orientar e clarificar ideias.
Dicas para requintar o brincar no ambiente familiar: Escolha um espaço onde a criança possa brincar de forma segura sem que o adulto a interrompa com receio de machucar-se e atrapalhar a brincadeira.
Garanta que ele conseguirá lidar com o manuseio do brinquedo com autonomia, e não fique chamando o adulto para ajudá-lo. Evite que seu filho reforce a ideia de que não consegue fazer algo sozinho.
Estimule a contar histórias, fazer uma peça de teatro, a dançar, a fazer uma brincadeira silenciosa e de concentração.
Aproveite cada fase de desenvolvimento do seu filho encorajando-o a viver os desafios motores, sociais, emocionais e cognitivos. Deixe-o experimentar, vivenciar, fluir… Deixe-o crescer com independência!
Lá em casa o que eu percebo é que o Gabriel não gosta de brincar sozinho. Se tem outras crianças, vai super bem ele e as crianças. Mas se estamos só nós, ele exige que participemos das brincadeiras, seja ela qual for. Raro são os momentos que ele aceita brincar só sem reclamar. Não sei se isto é um problema… Por mais que eu me esforce a estar disponível o máximo possível, tem hora que não dá: hora que vou tomar banho, cozinhar ou fazer algo da casa. Nestes momentos ele decide cozinhar, me ajudar nos afazeres domésticos ou reclamar que estou demorando… Porque o que ele quer mesmo é que brinquedos junto. Prezo pela independência… Brinquedos todos no baixo numa sala Montessoriana (praticamente uma brinquedoteca), parede de lousa, mas ele quer companhia…. 🙄 Será que é um Problema?
Ana, não há problema algum. Ele está aprendendo que há tempo para brincar, fazer o jantar, tomar banho, etc. Fico feliz em saber que ele prefere ajudar. É um menino de muita iniciativa. Parabéns!