GANHEI!

Jogos na Educação Infantil

Os jogos fazem parte da rotina na sala de aula e com eles os pequenos se apropriam de conceitos matemáticos, da linguagem, das ciências sociais e aprendem a lidar com as suas habilidades afetivas.

Na educação infantil os jogos são confeccionados juntamente com a turma e antes de apresentar um tabuleiro, a criança passa por vivências corporais. Por exemplo, num jogo de trilha, cujo um dos objetivos é fazer correspondência um a um, a criança faz a exploração das regras por meio de uma brincadeira de movimento, em ambientes como quadra, pátio ou parque. Após essa prática trocam as suas percepções, dão dicas, recebem orientações da professora e acompanham a confecção do jogo.

Na mesa, o jogo recebe um olhar de posse pela criança, nesses momentos surgem os conflitos, divergências, desacordos. São excelentes situações para o professor mediar conversas, ajudar a entender as emoções, refinar os sentimentos, elaborar estratégias para solucionar as inquietações, pedir desculpas, fazer pausas para respirar e retomar.

A criança aprende a lidar com a sua vez de jogar o dado, em fazer valer as normas, ganhar ou perder sem desistir das jogadas, além das aprendizagens propostas nas diferentes disciplinas envolvidas para esse contexto.

O jogo também é um excelente recurso para conhecer o parceiro, estreitar as relações de amizade, identificar afinidades e olhar para o outro com empatia e amorosidade.

Cotidianamente escutamos: “Não importa quem ganha ou quem perde o que importa é participar e se divertir!”. Parece até um mantra para os pequenos que enfrentam esses acontecimentos com certa resistência. Mas ajuda muito!

No ambiente familiar os jogos são relevantes para os membros se conhecerem melhor, pois o adulto consegue conscientizar-se e reconhecer-se como modelo, quer dizer, como se comporta, se expressa emocionalmente e verbalmente, quais os valores fundamentais nesse seio familiar.

Introduza na semana um tempinho para jogar com o seu filho e jogue pra valer, não o deixe ganhar para vê-lo feliz, pense o quanto pode ensiná-lo em cada ocasião de sua vida.

Deixe uma resposta