É comum ouvirmos essa frase assim que terminamos de escrever a rotina na lousa. Para os pequenos a rotina tem uma função importantíssima, ela é o relógio, ou seja, marca o seu tempo na escola e informa o que será feito no dia.
Antecipar o que irá acontecer proporciona segurança e independência para a criança e permite que ela vivencie os cantos, participe de jogos, explore o parque, deguste o lanche, faça a higiene, ouça uma história com propriedade, verdade e completude.
Vale ressaltar que, esses momentos são rigorosamente planejados pela professora. Por trás de cada proposta há uma pauta de observação, um conteúdo, uma intervenção extremamente significativa e contextualizada que contribui para o desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo e social dos alunos.
Os pequenos se apropriam da rotina e percebem os dias da semana e as variações das propostas, e na construção da rotina na lousa expressam espontaneamente seus saberes: Hoje é terça-feira! Tem piscina! Pátio! Biblioteca! E assim sucessivamente, não importa se aula dura quatro horas ou seis horas, se a criança sabe o caminho que vai percorrer sua vivencia será plena, integral, divertida e repleta de oportunidades.
A rotina também tem a sua relevância no âmbito familiar, ela minimiza birras, barganhas (se eu tomar banho agora você me deixa jogar no celular?), o pequeno entende que o adulto escolhe o que é melhor para ele e que suas escolhas estão dentro de padrões possíveis para a sua idade, quero dizer, a criança não decide o restaurante ou cardápio do jantar, ela indica se quer repetir a cenoura ou comer apenas um pedaço de beterraba.
O ideal é manter na semana os mesmos horários: do banho, do jantar, da lição de casa, do programa preferido, da ida ao parque, do vídeo game. Ah! Não esqueça de esclarecer imprevisto, quando houver.
Escreva uma rotina com o seu filho e torne-o uma pessoa segura em suas descobertas.
Muito esclarecedor …parabéns Kátia
Concordo plenamente !!!